Você já se perguntou como surgiu o esporte favorito dos brasileiros? Mais especificamente, quem inventou o futebol? Quem acompanha os jogos de futebol de hoje, na era das grandes arenas com telões de alta definição e recursos tecnológicos avançados, como VAR e Tecnologia de Linha do Gol (GLT), mal pode imaginar que um dia o esporte foi jogado com uma bola de couro e botas rudimentares.
Para chegar até o estágio atual – sendo o esporte mais popular do mundo – o futebol teve que passar por diversos estágios de evolução. De modo que o mais correto não seria perguntar quem é o criador do futebol. Mas sim que são os criadores do futebol. E abaixo mostraremos um guia detalhado com a origem deste esporte pelo qual os brasileiros são apaixonados.
Quem Criou o Futebol e Onde Surgiu?
Como praticamente tudo na história, quem criou o futebol também é alvo de divergências internacionais. A história oficial é que o futebol surge de disputas entre vilarejos vizinhos do território britânico no Século XVII, onde o vilarejo vencedor era o que levava uma bola até o outro. As disputas eram marcadas pela violência e pela ausência de regras mais sofisticadas. A tese dos britânicos é que ao longo do tempo, as comunidades foram criando regras organizadas em tornos dos jogos. E que dessa prática, surgiram não só nosso futebol, mas também o Rugby, futebol americano e futebol australiano.
No entanto, algumas teorias divergem da origem britânica. Há registros de jogos praticados com uma bola conduzida com os pés na China e até no “Novo Mundo”. Onde os Maias praticavam um jogo organizado com regras semelhantes às que viriam a compor o básico do futebol.
Mas a teoria que mais rivaliza com a dos britânicos é a dos italianos, que defendem que o esporte foi criado com base no Calcio Fiorentino. Um esporte semelhante ao futebol de hoje e jogado em clima de festa, e não de briga, como a versão bretã. Por isso o futebol até hoje é chamado de Calcio em território italiano.
Diferenças Calcio Fiorentino x Futebol Britânico
O Calcio Fiorentino possuía regras organizadas que provavelmente influenciaram os britânicos na hora de estabelecer regras para a sua forma mais rudimentar de jogar futebol.
Aspecto | Futebol Rudimentar Britânico (Idade Média) | Calcio Fiorentino |
Origem | Inglaterra medieval (séculos XII–XIV) | Florença, Itália (século XVI) |
Objetivo do jogo | Levar a bola a um local específico da cidade adversária | Marcar gols numa rede ao fundo do campo adversário |
Número de jogadores | Variável (podia incluir dezenas ou até centenas) | 27 jogadores por equipe (sem substituições) |
Campo de jogo | Ruas, praças e campos abertos da cidade | Praça Santa Croce (campo retangular de areia) |
Duração da partida | Indefinida (podiam durar horas) | 50 minutos |
Regras estabelecidas | Praticamente inexistentes ou muito vagas | Regras fixas desde o século XVI |
Organização das equipes | Não havia estrutura formal; muitas vezes por vilas | Estrutura dividida entre atacantes, médios e defensores |
Unificação das Regras do Futebol
Mesmo que as regras do Calcio Fiorentino possam ter influenciado na oficialização das regras do futebol como o conhecemos hoje, quem organizou-se para oficializar um estatuto de como o esporte deveria ser jogado foram os ingleses. Mais especificamente no Século XIX, quando uma série de tratativas foram feitas. Criando o futebol como conhecemos hoje.
Não foi tarefa fácil estabelecer o conjunto de regras que dariam a base para o esporte hoje. Apesar de que muitos considerem que o futebol foi inventado em 1863 com a criação da Football Association, em Londres, e a definitiva separação do rúgbi, o estabelecimento das regras do esporte mais popular do mundo atravessou duas décadas, tendo iniciado em 1848:
Quem criou o futebol – Linha do Tempo
- 1830 – Football Rules – Ebenezer Cobb Morley – Estabelece que o jogo deve ser jogado com os pés, com 11 jogadores por time e as regras básicas de marcação de gols e definição de placar.
- 1848 – Regras de Cambridge – Henry de Winton e John Charles Thring e outros – Unificação das regras do esporte para diferentes escolas.
- 1857– Regras de Sheffield – Nathaniel Creswick e William Prest – Criação das regra de cobrança de faltas, escanteios e laterais.
- 1863 – 14 Regras Oficiais – Ebenezer Cobb Morley – 12 Clubes londrinos estabelecem as regras do jogo e criam a Football Association, distinguindo definitivamente o futebol do rúgbi.
- 1904 – Criação da FIFA – Vários – Após a oficialização do primeiro conjunto de regras e a criação da International Association of Football Board, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) foi criada em Paris, unificando a criação de regras e convenções do futebol internacional.
Desde então, o futebol passou por diversas renovações em seu conjunto de regras. Buscando tornar o esporte mais justo e dinâmico. Incluindo evoluções tecnológicas, como na aplicação do VAR para checagem de lances importantes, como penalidades, impedimentos, faltas para cartão vermelho e outros.
Qual foi o Primeiro Jogo de Futebol Oficial?
O fato de muitas partidas de futebol em seus primórdios serem organizadas de maneira informal, ou mesmo de os documentos não terem sido preservados, torna uma tarefa praticamente impossível precisar qual foi o primeiro jogo de futebol jogado oficialmente.
Um marco possível de se fazer de acordo com a documentação das associações é que a primeira disputa internacional entre dois selecionados de futebol teria ocorrido entre Escócia x Inglaterra no ano de 1872. Jogado na Escócia. O primeiro jogo oficial disputado entre seleções internacionais acabou com um placar pra lá de anticlimático, Escócia 0-0 Inglaterra.
Nos anos posteriores, o futebol se difundiu ao redor do globo. Proporcionando jogos mais emocionantes, fosse entre seleções internacionais ou entre os clubes que foram surgindo mundo afora. Inclusive em um país para onde o esporte traria muitas alegrias.
Quem Trouxe o Futebol para o Brasil?
O futebol chegou ao Brasil trazido por expatriados ingleses. Usualmente, o pioneirismo é associado ao filho de ingleses Charles Miller, em São Paulo, no ano de 1894. Mas, como era de se esperar pela amplitude geográfica de nosso país, essa informação é contestada por outras regiões. Curitibanos, por exemplo, afirmam que em 1875 o esporte já era jogado na Capital Paranaense.
Em um primeiro momento, o futebol era considerado um esporte de elite. Trazido pelos filhos dos aristocratas que foram estudar na Europa. Mas gradualmente o futebol foi se popularizando e tomando conta dos campos do país afora. Este aspecto amplamente popular adquirido pelo esporte seria marcante na característica do futebol brasileiro que viria a vencer 5 Copas do Mundo FIFA.
Curiosamente, antes do futebol, o esporte considerado mais popular no país era o remo. Por isso tantos clubes no brasil tem temas ligados a regatas no nome. Logo eles iriam mudar o foco e colocar o futebol em primeiro lugar. Assim surgiram alguns dos clubes mais valiosos do Brasil, como Flamengo e Corinthians.
Fatos Históricos do Futebol no Brasil
- Primeiro Time de Futebol do Brasil: Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul. A data da fundação do time – 19 de julho de 1900 – é reconhecida pela CBF como Dia do Futebol.
- Primeiro Campeonato Oficial de Futebol do Brasil: Campeonato Paulista de 1902. Disputado por 5 clubes de São Paulo. O vencedor foi o São Paulo Athletic Club, time de Charles Miller.
- Primeiro Jogo da Seleção Brasileira: Brasil 2-0 Exeter City, em 1914 no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
- Primeiro Título da Seleção Brasileira: foi a Copa Roca, vencida em Buenos Aires por 1-0 sobre a Argentina.
Início das Copas do Mundo FIFA
Longe das terras europeias, não foi só no Brasil que o futebol se difundiu. Ganhando adeptos em países sul-americanos com alto fluxo de marinheiros e comerciantes ingleses. Como Argentina e Uruguai. Além de países dos quatro cantos do mundo. E após algumas edições exitosas do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos, a FIFA resolveu organizar o que se tornaria o evento máximo do futebol. A Copa do Mundo.
Em 1930, foi organizada a primeira Copa do Mundo FIFA, com sede no Uruguai. A primeira edição do torneio seria vencida pelos anfitriões, que superaram a Argentina por 4-2 na grande final e entraram na história como vencedores da primeira edição da copa.
O Brasil só iria vencer a 1ª copa anos depois. Em 1958, quando superou a seleção anfitriã Suécia por 5-2 com a ajudante um jovem menino chamado Pelé, que viraria um dos melhores jogadores brasileiros de futebol da história.
Na Copa seguinte, em 1962, viria o bicampeonato. Na ocasião, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3-1 no Estádio Nacional do Chile, em Santiago. Depois disso, o Brasil viria a ganhar novamente no México em 1970 (4-1 sobre a Itália), nos EUA em 1994 (0-0 contra a Itália, 3-2 nos pênaltis) e em 2002, com sede dividida entre Japão e Coreia, superando a Alemanha por 2-0. Com 5 copas, o Brasil é isolado o maior campeão da competição.
- 5 títulos – Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
- 4 títulos – Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2024)
- 3 títulos – Argentina (1978, 1986 e 2022)
- 2 títulos – Uruguai (1930 e 1950) e França (1998 e 2018)
- 1 título – Espanha (2010) e Inglaterra (1966)