pt-br
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Quanto tempo dura um jogo de futebol americano?

spot_img

Esporte mais popular dos Estados Unidos com alguma folga, o futebol americano segue ganhando adeptos ao redor do mundo, com torcidas fanáticas e absolutamente apaixonadas.

Com esse aumento expressivo na popularidade do futebol americano, os novos fãs e torcedores certamente chegam ao esporte com dúvidas, seja em relação às regras, seja em relação à história da modalidade.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o futebol americano e sobre a NFL, contando um pouco mais sobre o esporte e sobre sua maior liga. Também vamos solucionar dúvidas comuns, como qual a duração de um jogo de futebol americano, e como determinadas regras funcionam.

História do futebol americano

O futebol americano tem como raízes dois “parentes distantes”: o rugby e o futebol. Originalmente, a modalidade poderia ser considerada um híbrido dos outros dois esportes.

A primeira partida de futebol americano da história aconteceu em 6 de novembro de 1869, entre os times das universidades de Rutgers e Princeton.

O jogo era significativamente diferente em relação ao atual. Utilizando uma bola ovalada, semelhante à do rugby, os dois times deveriam levar a bola para o lado oposto do campo, até acertar o gol do oponente – assim como no futebol. Vale lembrar, entretanto, que o gol utilizado era o mesmo do rugby, em formato de “Y”.

Ao contrário do futebol britânico, o futebol americano permitia que os jogadores usassem as mãos, além dos pés, para conduzir a bola – chutando ou a empurrando. Além disso, cada time tinha 20 jogadores, o que tornava as partidas absolutamente caóticas.

Em 1875, sob influência da universidade de Harvard, o futebol americano passou a permitir que os jogadores carregassem a bola – que poderia, ainda, ser passada para o lado ou para trás. Isso, no entanto, tornava o esporte bastante semelhante ao rugby.

Para diferenciar os modalidades, foi criado um novo sistema de pontuação para o futebol americano: levar a bola para a outra extremidade do campo (end zone), o touchdown, valeria 4 pontos. Após um touchdown, o time poderia chutar a bola dentro do gol para ganhar 2 pontos adicionais. Chutar a bola dentro do gol em qualquer outro momento do jogo (field goal) valeria 5 pontos. O tamanho das equipes foi reduzido para 11 jogadores, e o tempo de jogo fixado em 70 minutos.

Em 1882, após uma série de empates combinados, novas regras foram instituídas. O jogo passou a ser disputado em “descidas” (downs). Cada equipe teria três descidas (ou seja, três jogadas) para avançar cinco jardas. Caso não conseguisse, a bola passaria ao adversário. Os jogos também tiveram a duração reduzida, de 70 para 60 minutos. E a pontuação foi alterada, diminuindo a pontuação do field goal e aumentando a pontuação do touchdown.

Em 1906, aconteceu a mudança mais significativa nas regras do futebol americano: a permissão do passe para a frente, que se tornou a principal característica do esporte e deu origem aos famosos quarterbacks.

Futebol americano regras

Criação e ascensão da NFL e do Super Bowl

Não podemos falar de futebol americano sem citar a NFL, certo? A maior liga esportiva do mundo foi estabelecida em 1920, com o nome de American Professional Football Association. Em 1922, a organização assumiu o nome de National Football League, que mantém até hoje.

No entanto, o futebol americano profissional demorou a superar a enorme popularidade do futebol americano universitário. A NFL ganhou espaço entre o fim da década de 1920 e o início da década de 1930.

Em 1959, a NFL conheceu uma rival à altura – a American Football League (AFL). A rivalidade entre as duas ligas levou à criação do AFL-NFL World Championship Game em 1966 – uma partida única disputada entre o campeão da NFL e o campeão da AFL, para definir o “melhor time de futebol americano do mundo”.

Em 1969, após anos de discussões, NFL e AFL acertaram um acordo de integração, passando a formar a NFL moderna. As duas ligas viraram conferências: os times vindos da antiga NFL passaram a jogar pela National Football Conference (NFC), enquanto os times vindos da AFL jogavam dentro da American Football Conference (AFC). O título da nova liga manteve o formato antigo, sendo decidido entre os campeões das duas conferências. Porém, passou a ser chamado de Super Bowl.

Explicando as regras do futebol americano

O futebol americano pode ser difícil de compreender à primeira vista. Mas, entre as pancadas, corridas e passes, há um jogo de altíssimo nível estratégico.

Cada time possui 22 titulares – 11 jogadores de ataque e 11 de defesa. Há, ainda, os chamados especialistas, que explicaremos mais adiante. O campo tem 100 jardas de comprimento (91,44 m), com duas extremidades pintadas – as end zones. Em cada end zone há, também, um gol em formato de Y, que fica a oito jardas de distância.

Após tirar o cara ou coroa para decidir quem começa com a posse de bola, o time sem direito à posse chuta a bola para o outro lado (kickoff). O time que recebe o chute pode optar por correr com a bola, tentando uma posição de campo mais vantajosa, ou aceitar o chute e iniciar em uma posição fixa de campo.

A partir daí, as duas equipes alinham frente a frente, com jogadores de ataque de um lado e jogadores de defesa do outro. A equipe com a posse de bola tem quatro descidas (jogadas) para avançar 10 jardas. Caso não consiga, a bola vai para o outro time. E, caso consiga, a equipe ganha uma nova série de quatro descidas para avançar outras 10 jardas. O objetivo é chegar até a end zone do adversário, anotando um touchdown.

Para avançar no campo, o time com a posse pode optar por lançar a bola para a frente, ou então por correr com ela. No entanto, vale lembrar que só é permitido um passe para a frente por descida.

Duração de um jogo de futebol americano NFL

O quarterback, posição mais famosa do esporte, costuma ser o responsável por lançar a bola, e funciona como o “cérebro” da equipe – coordenando as jogadas ofensivas e estruturando o ataque. São eles os astros do jogo, e os nomes mais conhecidos da NFL.

Caso o time se encontre longe de conquistar as 10 jardas após três descidas, os especialistas costumam entrar em ação. Se a equipe com a posse estiver em uma posição ruim de campo, pode optar por um chute de devolução – o punt. Porém, caso esteja em uma boa posição de campo, a opção passa a ser um field goal – chutar a bola dentro do gol em formato de “Y” na end zone adversária.

Também é possível optar pela conversão da quarta descida. Mas, caso o time não obtenha sucesso, a bola volta para o adversário na mesma posição de campo, tornando a jogada extremamente arriscada.

Cada jogada vale uma pontuação diferente:

  • Touchdown: 6 pontos.
  • Extra point: após marcar o touchdown, o time tem direito a um point after touchdown (PAT), popularmente chamado de extra point. Nesse caso, os especialistas tentam um field goal de 33 jardas, que vale 1 ponto.
  • Conversão de dois pontos: após o touchdown, o time pode abrir mão do extra point e arriscar uma conversão de dois pontos. Nesse caso, o time começa com a bola a uma jarda da end zone, e precisa anotar um touchdown. Como o próprio nome sugere, a jogada vale 2 pontos.
  • Field goal: 3 pontos.
  • Safety: Caso o jogador com a posse de bola seja derrubado dentro da end zone do próprio time, a jogada vale 2 pontos para o adversário, que ainda recupera a posse de bola. O safety também ocorre quando a bola sai pela end zone do time que tem a posse.

Duração de um jogo de futebol americano

Depois de explicarmos os básicos das regras, hora de entender como o jogo de futebol americano se desenrola.

Uma partida de futebol americano tem 60 minutos de duração. Esses 60 minutos são divididos em quartos, de 15 minutos cada. Ao final dos primeiro 30 minutos (primeiro tempo), o jogo vai para o intervalo.

Ao final de cada descida, o time com a posse tem 40 segundos para se organizar e realizar o snap – lançar a bola para trás e iniciar a jogada.

O cronômetro roda de forma contínua, sempre na regressiva, mas pode ser parado nas seguintes situações:

  • Caso um time erre um passe, e a bola caia no chão.
  • Caso o jogador com a posse seja derrubado fora de campo.
  • Em caso de touchdown ou de field goal, ou após uma troca de posse de bola.
  • Pedido de tempo técnico.
  • Two-minute warning: o jogo é pausado ao atingir a marca de dois minutos para o fim. Acontece apenas no segundo e no último quartos.

Caso os times terminem empatados ao final dos 60 minutos, ocorre uma prorrogação (overtime).

Embora um jogo de futebol americano tenha 60 minutos no cronômetro, a partida costuma superar as três horas de duração. Isso porque há diversas pausas entre as jogadas, além de intervalos comerciais. O Super Bowl, famoso pelos comerciais altamente elaborados e pelo show do intervalo, chega a ter quase quatro horas de duração.

spot_img

Artigos populares

spot_img

Ver mais